DreamOne Menu

R. PEQUETITA, 145 – 1º ANDAR
CONJ. 11/12 – VILA OLÍMPIA
Tel: +55 (11)3045.0228
Email: contato@DreamOne.com.br

Blog

Menu MENU

Newsletter:

4 dicas para um briefing certeiro

Por: Yara Pezeta

26 de junho de 2018 Criação, Criar

4 dicas para um briefing certeiro
Dicas para um briefing certeiro

Quando estamos com algum problema de saúde e procuramos um médico especialista, a solução do nosso problema muitas vezes pode ser encontrada em uma receita médica. É nela que o profissional irá prescrever o nome do remédio a ser tomado, sua posologia, tempo de duração do tratamento, etc. A chance de cura chega a ser quase 100%, se cumprirmos tudo que foi prescrito pelo médico.

É claro que, ao procurarmos um especialista, temos que expor detalhadamente quais os sintomas estamos sentindo. Descrever quando tudo começou, se já tomamos medicamento… Do contrário, o tratamento indicado pode não funcionar.

Você deve estar se perguntando: “Mas o que isso tem a ver com o briefing?”. E a resposta é: TUDO!

Diariamente gestores de marketing passam por situações que exigem o famoso “pensar fora da caixa” para gerar resultados. E é neste momento que as agências podem ser um importante parceiro estratégico para trazer bons números e consequentemente, resultados por meio de ações originais.

Para ilustrarmos como o briefing é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma campanha, preparamos algumas dicas válidas para a próxima reunião de sua equipe de criativos:

1 – Contexto ideal do briefing

Saber transmitir exatamente todo o contexto ao solicitar algum projeto para uma agência de comunicação é essencial.

2 – Histórico de ações

Comunicar todas as ações realizadas no passado e seus resultados são fundamentais para que a agência saiba quais caminhos explorar neste novo momento.

3 – Pergunte, pergunte e pergunte!

Existe uma antiga expressão popular que diz: “Quem tem boca vai a Roma”. O que isso quer dizer? É algo que transmite que a pessoa será capaz de chegar a qualquer lugar, apenas se comunicando. Portanto, “Quem pergunta também vai a Roma”. Para fazer o briefing, você deve prezar pelo verdadeiro método socrático.

Faça muitas perguntas para o seu cliente sobre qual resultado ele quer alcançar (este tópico é essencial para os key accounts que leem este artigo). Quanto mais você perguntar, mais assertiva será a análise e a solução.

4 – Reúna sua equipe

Reunir sua equipe e discutir sobre o que tem em mente pode ser uma boa forma de obter outros pontos de vista e transmitir, da forma mais exata possível, o briefing.

Estes foram alguns pontos que ilustram como elaborar um bom briefing e ter sucesso em relação a campanha. Sua empresa está pensando em atingir resultados relevantes em ações de marketing estratégico? Conte com o time de experts da DreamOne: www.DreamOne.com.br

FacebookGoogle+TwitterLinkedIn

Tags: , , ,