DreamOne Menu

R. PEQUETITA, 145 – 1º ANDAR
CONJ. 11/12 – VILA OLÍMPIA
Tel: +55 (11)3045.0228
Email: contato@DreamOne.com.br

Blog

Menu MENU

Newsletter:

Seu colaborador fala, sua empresa agradece!

Seu colaborador fala, sua empresa agradece!
Colaborador e gestao participativa

Sabemos que um colaborador contribui e muito para o sucesso de uma empresa. Os funcionários exercem um papel decisivo dentro das empresas, independente do setor em que atuam. Só que estas afirmações refletem uma realidade ainda não percebida por alguns empresários, gestores ou líderes. Motivar seu colaborador é fundamental para que ele se sinta parte da empresa. Assim, suas atitudes refletirão de forma positiva no ambiente de trabalho.

O que é o colaborador dentro da empresa?

O colaborador é fonte de ideias; informações e sugestões que podem aumentar a produtividade de sua empresa, tornar seu cliente mais satisfeito, tornar sua empresa mais competitiva e corrigir problemas, entre outras coisas.

Mas nem sempre é assim. Algumas empresas ainda não sabem ouvir seus colaboradores, para assim extrair o que eles têm de melhor a oferecer.

É aí que entra a gestão participativa.

A Gestão Participativa dentro da sua empresa

A gestão participativa pode trazer resultados positivos para sua empresa. Muitas já começam a implantar esse mecanismo e começam a ouvir seus colaboradores.

Esta gestão nada mais é do que compartilhar responsabilidades, decisões e ideias sempre com o intuito de apontar melhorias na produtividade da empresa. É o envolvimento total do colaborador na gestão da empresa.

O funcionário não precisa executar somente as ações que lhe são propostas. Além das funções diárias, ele precisa se capacitar e desenvolver novas habilidades que serão futuramente um bem para a empresa. E a empresa, claro, deve aproveitar isso ao máximo.

Promover o engajamento dos colaboradores com as metas de sua empresa é o principal objetivo da gestão participativa. Além de ser um desafio, é um caminho para as melhorias nos processos rumo a melhores resultados. A Gestão Participativa aplica-se a uma gestão democrática, em que funcionários criam um elo com a empresa. À medida que eles passam a conhecer a missão, a visão e os objetivos organizacionais e a se identificarem com eles, passam a contribuir de forma mais proativa para que esses objetivos organizacionais sejam alcançados.

E como fazer isso?

  • Algumas ferramentas simples, que estimulem a participação e interação da equipe, como uma caixa de sugestões ou a realização de pesquisas, podem ajudar.
  • Eventos de integração proporcionam motivação, comunicação entre os líderes e setores. Esses encontros são muito bons, pois estimulam a participação e o diálogo dos colaboradores de forma positiva. A cultura empresarial vai, aos poucos, se modificando e a prática do diálogo passa a ser vista como algo natural dentro da empresa.
  • A participação de líderes e gestores no processo de gestão participativa é essencial para que a mesma funcione. Eles precisam saber ouvir e incentivar a participação de sua equipe colocando em prática as sugestões e ideias relevantes.
  • Mas, cuidado! É fundamental que a liderança mostre para a equipe que as ideias, sugestões e críticas serão ouvidas e utilizadas quando viável, para que o projeto não perca a credibilidade e não desmotive a participação dos colaboradores. Afinal, todo trabalho de comunicação interna requer tempo, mas fazendo da forma correta, os resultados podem ser bem positivos.

Gostou do nosso conteúdo e quer receber novidades, dicas e sugestões? Podemos ajudar a sua empresa a melhorar sua comunicação interna com nossas campanhas de incentivo e endomarketing, mantendo assim, seus colaboradores motivados! Entre em contato com: contato@DreamOne.com.br e visite o site da agência DreamOne: www.DreamOne.com.br

FacebookGoogle+TwitterLinkedIn

Tags: , , ,