DreamOne Menu

R. PEQUETITA, 145 – 1º ANDAR
CONJ. 11/12 – VILA OLÍMPIA
Tel: +55 (11)3045.0228
Email: contato@DreamOne.com.br

Blog

Menu MENU

Newsletter:

Dicas para fechamento de arquivos para impressão

Por: Flávia Menezes

16 de outubro de 2017 Criação, Criar

Dicas para fechamento de arquivos para impressão

Quando vemos uma peça de comunicação em um ponto de venda, nunca imaginamos a quantidade de processos necessários para se obter o resultado final.

No processo de criação de uma peça, é extremamente importante avaliar se a ideia inicial é possível de ser reproduzida. A representação dessa arte em um software gráfico ou de edição de imagens nem sempre fica como idealizado.

Ao decidir seguir por um determinado caminho, pensando em uma arte com um recorte diferenciado (faca especial) por exemplo, devemos ter em mente a importância de uma faca bem desenhada. Assim como a faca, pensar na sangria e área de respiro é essencial. Esses cuidados são necessários para um bom resultado impresso.

É sempre bom lembrar que materiais impressos devem ser enviados em CMYK para a gráfica, RGB somente para internet.

Dicas importantes para um fechamento de arquivo com faca especial:

1) Ao iniciar o processo de fechamento de arquivo no Adobe Illustrator, trabalhe com o vetor da faca com stroke de 0.5, em um pantone de sua preferência. Não se esqueça da importância do attribute Overprint Stroke, ele deve estar selecionado.

2) A artboard deve estar exatamente no tamanho final do arquivo. Em caso de gigantografia use a proporção, se atentando a resolução final do arquivo.

3) Para impressão de materiais em tamanhos comuns é necessário trabalhar com resolução de 300dpi e gigantografia 100dpi.

4) A sangria normalmente é de 5mm/lado, em alguns casos ela poderá ser maior ou menor. Adesivos normalmente exigem uma sangria em tamanho inferior.

5) O respiro, assim como a sangria, além de ser necessário, é sempre muito importante. Onde há informação que não possa ser perdida, o ideal é ter a área de segurança, onde caso tenha um corte errado, a mesma continue protegida.

6) Para textos pequenos na cor preta, nunca utilize quatro cores, uma é o suficiente. Deixe apenas 100%K.

7) A forma ideal de fechamento de arquivo é em PDF, onde as imagens estejam em TIFF e textos em vetor.

8) Atenção: A marca de corte serve para referência no acabamento da peça, ela não deve fazer parte da arte. Não a deixe por cima da sangria.

Gostou do nosso conteúdo e quer receber novidades, dicas e sugestões para melhorar o desempenho do seu negócio? Cadastre-se em nossa Newsletter ou entre em contato com a gente: contato@DreamOne.com.br.

FacebookGoogle+TwitterLinkedIn

Tags: , , ,