DreamOne Menu

R. PEQUETITA, 145 – 1º ANDAR
CONJ. 11/12 – VILA OLÍMPIA
Tel: +55 (11)3045.0228
Email: contato@DreamOne.com.br

Blog

Menu MENU

Newsletter:

Empreendedorismo feminino: desafio das mulheres empreendedoras

Empreendedorismo feminino: desafio das mulheres empreendedoras
mulheres

A cada dia, as mulheres estão conquistando mais espaço e ganhando força no mundo corporativo e o empreendedorismo feminino vem ganhando destaque. Essa participação crescente nos possibilita vislumbrar um futuro em que ambos os gêneros venham atuar no empreendedorismo em situação de igualdade.

No mundo inteiro, o empreendedorismo feminino mostra sua força e as mulheres se destacam cada vez mais nos diversos setores da economia. Elas estão em todos os lugares. Do comércio aos serviços e negócios digitais.

O crescimento do empreendedorismo feminino funciona como uma ferramenta de equiparação de direito entre os sexos, na medida em que, ao galgarem posições mais relevantes, elas passam a reivindicar seu reconhecimento como personagens participantes do crescimento econômico.

O empreendedorismo feminino chega a assustar algumas parcelas da sociedade, seja por descrença no potencial empreendedor da mulher ou por questões culturais.

Mas a força e luta diária das mulheres para inverter esse quadro vem crescendo e muito.

O que leva as mulheres a empreender?

Acredito que o empreendedorismo feminino possui motivações diferentes em relação ao dos homens.

A motivação financeira, com certeza, se faz presente, mas acredito que elas priorizam uma atividade que traga satisfação pessoal. Também acredito que exista uma vontade de fazer a diferença e trazer algo de novo e positivo para o mundo.

Mas, seja por qual motivo for, a crescente onda de empreendedorismo feminino trouxe uma nova visão para os negócios e tem influenciado cada vez mais mulheres a empreenderem.

E quais são os desafios?

É grande o número de mulheres à frente de negócios, sejam como proprietárias ou ocupando altos cargos em grandes corporações, mas os desafios até chegarem lá ainda são grandes:

  • O primeiro deles, acredito ser a falta de autoconfiança. Vivemos durante muitos anos sob uma educação castradora que nos ensinava que a única função da mulher era casar e cuidar da casa e dos filhos. Felizmente isso está mudando e as mulheres se sentem mais capazes e incentivadas a empreender.
  • O segundo é a dupla jornada de trabalho. As mulheres estão conscientes de sua importante participação no desenvolvimento socioeconômico e ainda são as responsáveis pela administração da casa e na educação dos filhos.
  • Somam-se a essas questões uma série de outras coisas, que podem “atrapalhar” a realização desse sonho, mas o fato é que ser uma mulher empreendedora é muito gratificante, mas não é fácil.

Quais são as principais características das mulheres empreendedoras?

Acredito que o empreendedorismo feminino vem crescendo devido ao simples fato das mulheres possuírem as características fundamentais para esse perfil empreendedor.

Ter iniciativa

Você não pode ficar parada. Iniciativa e comprometimento devem ser algumas das características de quem quer empreender.

Perseverança

Não desista. Sua ideia de negócio pode ser muito boa e promissora, continue até o fim, trabalhando bem o seu público.

Ser sensível

A mulher empreendedora sabe lidar com situações delicadas. Ela procura ouvir e compreender os as pessoas em momentos de tensão.

Ser multitarefa

A mulher empreendedora consegue fazer várias funções ao mesmo tempo e mesmo assim, não perde o controle das atividades rotineiras.

Ser comunicativa

Uma boa empreendedora tem facilidade de se relacionar com os outros, além de uma visão geral do setor em que trabalha.

Pense grande

Pensar grande não significa tirar os pés do chão. Você pode e deve desejar ter muito sucesso profissional e ao mesmo tempo ter cautela nas decisões. Quem pensa pequeno não consegue ter uma visão ampla das oportunidades que surgem.

Inspire-se

Busque cases de sucesso e histórias que possam servir de exemplo. É mais fácil trilhar o próprio caminho quando você conhece os desafios e conquistas de mulheres que conseguiram empreender antes de você.

Tem uma pesquisa importante no site Infomoney que conta um pouco sobre o crescimento da liderança feminina nas empresas. Confira aqui!

E se você tem espírito empreendedor, tenha parceiros que te ajudarão no crescimento e desenvolvimento do seu negócio. A  DreamOne pode te ajudar. Conte com a gente para criar, mover e adaptar sua empresa ou marca. Visite o site www.DreamOne.com.br e entre em contato com a gente: contato@DreamOne.com.br.

FacebookGoogle+TwitterLinkedIn

Tags: , , ,