DreamOne Menu

R. PEQUETITA, 145 – 1º ANDAR
CONJ. 11/12 – VILA OLÍMPIA
Tel: +55 (11)3045.0228
Email: contato@DreamOne.com.br

Blog

Menu MENU

Newsletter:

A diversidade na transformação do mundo corporativo

Por: Regina Dourado

29 de setembro de 2017 Mover, Tendências

A diversidade na transformação do mundo corporativo

Ontem (28) eu e o nosso Diretor aqui da DreamOne, Ricardo Tarza, participamos desse evento que nos trouxe reflexões e debates sobre a estrutura atual da nossa sociedade. Mais especificamente sobre diversidade dentro das empresas em que trabalhamos.

O “Fórum de Diversidade: O poder da inclusão”, realizado pela Amcham Brasil, em São Paulo, reuniu líderes de grandes empresas, personalidades e entidades. O objetivo era sensibilizar e engajar empresas em prol de investimentos e ações de inclusão.

Pessoas inspiradoras, movimentos transformadores

O Fórum começou com um talk show com a escritora Amara Moira, que também é militante dos direitos LGBT e de profissionais do sexo. Em entrevista a Reinaldo Bulgarelli, sócio-diretor da Txai Consultoria e Educação, a escritora falou sobre o seu processo de transição e as dificuldades encontradas no mercado de trabalho. Ela também mostrou o quanto a diversidade vem para bagunçar as nossas questões, aquilo que entendemos como certo ou errado.

Uma dica que Amara deu para as empresas e recrutadores é que eles se posicionem em relação à transfobia. Ainda mais se dentro da empresa existir colaboradores que se identifiquem como LGBT.

cidabento-diversidade

Cida Bento, Diretora Executiva do CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdes e colunista do Portal Áfricas, ministrou uma palestra sobre a necessidade de igualdade racial dentro das empresas. Ela destacou em especial a população negra. Embora represente 63% da população brasileira , poucos são os que conseguem chegar às grandes empresas. Quando chegam, não estão em cargos executivos ou CEOs. Isso acontece mesmo havendo capacidade e competência para assumi-los. Cida deixou clara a necessidade de espaços dentro da empresa para dialogar com as minorias.

Empoderamento da mulher e igualdade racial

cidabento-missbrasil-monalysaalcantaraDepois da palestra, a Miss Brasil 2017, Monalysa Alcantara, se juntou à palestrante para um bate-papo sobre. Elas falaram de representatividade da mulher negra no ambiente de trabalho e as dificuldades enfrentadas por ela. Monalysa conta que chegou a ser recusada para um trabalho de modelo. A justificativa da estilista do desfile foi que a cor da modelo não combinaria com as cores das peças. Cida também nos fez lembrar que o único parlamento que tem mais mulheres no mundo é o da África.

 A importância da Inclusão para a sociedade

cacobarcellos-forum-diversidadeCaco Barcellos, jornalista, repórter de TV e escritor (profissional que eu particularmente sempre admirei muito) deu início à sua palestra contando do processo seletivo que é feito entre os candidatos ao Profissão Repórter. O jornalista contou que procura encontrar neles peculiaridades que os revelem como pessoas que se importam com as causas da minoria. E isso não por fachada, mas sim como uma vocação.

O último painel do evento contou com líderes empresariais e foi moderado pelo jornalista. Eles tiveram a oportunidade de contar o que suas empresas têm feito pelas minorias. O painel mostrou assim o papel da diversidade no processo de transformação, inovação e crescimento das empresas.

Foi uma experiência incrível e com aprendizados que queremos desenvolver dentro da agência e também para os nossos clientes.

Você, que é de Comunicação Corporativa ou de Recursos Humanos e também quer se engajar nesse movimento. Entre em contato conosco, para que juntos possamos construir um projeto para a sua empresa a quatro mãos: contato@DreamOne.com.br.

Ah, e claro que eu aproveitei para ‘tietar’ um pouco durante o evento. Confere aí:

reginadourado-cacobarcellos reginadourado-monalysaalcantara-missbrasil reginadourado-cidabento-ceert

FacebookGoogle+TwitterLinkedIn

Tags: , , , ,