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Gestão do Tempo: organize melhor o seu trabalho e priorize tarefas

Gestão do Tempo: organize melhor o seu trabalho e priorize tarefas
Gestão do tempo

A gestão do tempo é um cuidado que deve fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa, empresa ou processo. Gerenciar as tarefas de forma assertiva, proativa e eficaz resulta inclusive em melhores condições de vida e qualidade de trabalho, no atendimento ao público e até mesmo amplia as condições de crescimento na carreira. Mas isso ainda é um grande desafio para muitas pessoas.

Acredito que os itens abaixo possam ajudar no melhor uso disso que é tão precioso em nossas vidas atualmente: o tempo.

Priorize o que de fato tem que ser priorizado

Questione-se o tempo todo sobre o que é importante e o que é urgente – são duas coisas bem diferentes. É importante tudo aquilo que contribui para os resultados que queremos alcançar. Já as coisas urgentes são aquelas que têm um prazo limite próximo. Analise: nem sempre o que tem um prazo próximo é o que mais contribui para os meus resultados; nem sempre o que contribui para os resultados é urgente. O importante é foco nos resultados!

Planeje as ações conforme as suas metas

Esta dica funciona tanto para o âmbito profissional como para o pessoal. Toda meta gera uma série de ações pautadas pela prioridade e pelo cronograma. Metas sem ações não levam a lugar algum.

Saiba delegar

Nem sempre os seus compromissos devem ser realizados por você. Muitas vezes, é mais fácil delegar as tarefas àqueles que estão capacitados e muitas vezes servem de apoio ao projeto. Não há nada mais ineficiente que centralizar todas as tarefas, tanto as altas quanto as de baixa prioridade.

Sem procrastinação

Não deixe para amanhã o que você pode fazer sumir da sua agenda hoje. Isso afeta positivamente em sua saúde e qualidade de vida em longo prazo. Procrastinar é um vício comportamental nocivo e de jeito algum deve ser tolerado. Há duas atitudes para não procrastinar nunca mais: 1) não assumir aquilo que você não tem segurança em realizar; 2) Desmembrar uma tarefa em ações menores e realizar o possível no prazo.

Você é quem cria o seu tempo

Todo profissional reclama em algum momento da sua vida sobre a falta de tempo. Você é quem cria a sua agenda. Elimine compromissos que não o levam adiante; acorde mais cedo pelo menos uma hora; delegue; não assuma mais do que pode cumprir; não acumule tarefas – estas são ações perfeitas para ter mais tempo.

Foco é essencial

Se você tem uma programação organizada no seu dia de trabalho, evite perder tempo com besteiras e interrupções esporádicas. Muitas vezes é preciso avisar às pessoas que você não está disponível e se desconectar por instantes do supérfluo para ter mais qualidade e produtividade.

Compromissos e desejos pessoais devem fazer parte de sua gestão do tempo

Há pessoas que não incluem na sua agenda profissional compromissos pessoais – e com isso perdem um tempo preciso que poderia ser dedicado à sua vida, à sua família, aos seus sonhos. Você tem vida própria e uma agenda pessoal própria que deve estar alinhada com os compromissos profissionais.

Utilize o seu tempo com qualidade, já que ele é um bem pessoal que você entrega aos projetos de trabalho – que sejam estes interessantes e alinhados com o seu projeto de vida.

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