DreamOne Menu

R. PEQUETITA, 145 – 1º ANDAR
CONJ. 11/12 – VILA OLÍMPIA
Tel: +55 (11)3045.0228
Email: contato@DreamOne.com.br

Blog

Menu MENU

Newsletter:

Storytelling Vs. Storydoing: faça o que faço e não o que conto!

Por: Eliana Souza

18 de junho de 2018 Marketing, Novos Negócios

Storytelling Vs. Storydoing: faça o que faço e não o que conto!
Storytelling

O conceito de atenção mudou. Hoje, o consumidor busca por conteúdos cada vez mais objetivos, concisos e autênticos. Neste contexto, o storytelling é uma técnica de comunicação bem aplicada pelas empresas, por se basear na arte do contar uma boa história que atraia e  venda a sua marca, sem parecer que está fazendo exatamente isso.

O segredo do storytelling está na questão da aproximação e do vínculo criado entre o receptor da mensagem e os personagens das respectivas histórias, por meio da divulgação de conteúdos envolventes e relevantes.

Para se ter sucesso na aplicação da técnica  do storytelling é preciso ter:

• Coerência e consistência na produção do conteúdo proposto;
• Construir permanentemente e se atualizar sempre;
• Despertar o interesse e gerar engajamento do público com esses conteúdos.

A arte de contar histórias nos acompanha desde os primórdios. Exerce um papel fundamental na formação do indivíduo e no desenvolvimento de sua criatividade, senso crítico e na tomada de decisões. O storytelling apropria-se perfeitamente deste conceito permitindo que a mensagem seja transmitida de modo transacional, ou seja por meio da troca de ideias interpessoais e fazendo uso do mindset alheio.

Mas afinal, onde essas histórias vivem?

Como dissemos anteriormente, a autenticidade é um dos quesitos mais procurados pelo consumidor ao aderir a um conteúdo específico. Portanto, mais do que construir boas histórias, é preciso vivenciá-las. Isso torna o storydoing um item essencial à elaboração e à execução de qualquer campanha publicitária.

De nada adianta produzir ações premiadas, se a realidade da empresa é bem diferente. O conceito criativo pode e deve estar relacionado aos valores da marca, e estes valores devem ser repassados de modo transparente. Credibilidade e originalidade fazem, sim, a diferença.

E quando trabalhados juntos, o storytelling e o storydoing se complementam e garantem o resultado pretendido. Afinal, mais do falar é preciso fazer e, principalmente exemplificar!

 

Quer construir campanhas de sucesso com conteúdo e relevância? Entre em contato com o nosso time de especialistas contato@DreamOne.com.br e visite o site da agência DreamOne: www.DreamOne.com.br

FacebookGoogle+TwitterLinkedIn

Tags: , , , ,